Instituto Pensar - Projeto pretende criminalizar o Stalking

Projeto pretende criminalizar o Stalking

por: José Jance Marques 


O Projeto de Lei 4411/20 insere no Código Penal o crime de perseguição ou stalking. A prática é tema de algumas séries de televisão, como You, da Netflix, e comporta a conduta de perseguir sistematicamente uma vítima, tanto no mundo online quanto no offline.

Pela proposta em análise na Câmara dos Deputados, o ato de perseguir ou importunar de modo frequente outra pessoa, por qualquer meio, direta ou indiretamente, de forma lhe provocar-lhe medo ou inquietação ou a prejudicar a sua liberdade, será punido com detenção de 6 meses a 3 anos, ou multa.

O texto prevê também a aplicação das penas acessórias de proibição de contato com a vítima pelo período de 6 meses a 3 anos e de obrigação de frequência de programas específicos de prevenção de condutas típicas da perseguição.

Autora da proposta, a deputada Elcione Barbalho (MDB-PA) ressalta que a imensa maioria das vítimas de assédio persistente são mulheres e que a prática ocorre usualmente no contexto de uma prévia relação de intimidade entre autor e vítima, como no caso de término de relacionamento amoroso.

Punição hoje

Elcione destaca que hoje a perseguição não é crime, e sim uma contravenção. A Lei de Contravenções Penais prevê pena de prisão simples de 15 dias a dois meses, mais multa, para o ato de "molestar alguém ou perturbar-lhe a tranquilidade, por acinte ou por motivo reprovável?.

Também é possível punir, conforme o Código Penal, o ato de ameaçar alguém, por palavra, escrito, gesto ou qualquer outro meio simbólico, de causar-lhe mal injusto e grave, com detenção de um a seis meses, ou multa.

Porém, para a deputada, essas previsões legais "não esgotam todas as possibilidades de assédio persistente?.

Outras propostas sobre Stalking

No início do ano, a então coordenadora da bancada feminina e hoje secretária da Mulher na Câmara, deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), listou a crimininalização do stalking como uma das prioridades da bancada feminina na Câmara.

Na Casa, tramitam duas propostas já aprovadas pelo Senado sobre o tema. O Projeto de Lei 1414/19, da senadora Rose de Freitas (Podemos-ES), aumenta para três anos de prisão a pena máxima para quem molestar outra pessoa ou perturbar a sua tranquilidade.

Outra proposta (PL 1369/19), da senadora Leila Barros (PSB-DF), altera o Código Penal para definir como crime a prática de "perseguir ou assediar outra pessoa de forma insistente, seja por meio físico ou eletrônico? ? incluindo, portanto, redes sociais.

Série da Netflix

A Netflix tem uma série que aborda o stalking. No seriado YOU, o protagonista interpretado por Penn Badgley é um perseguidor que, na primeira temporada, se torna obcecado por Beck e acaba cometendo atos extremos de relações abusivas. Apesar disso, seu charme é tamanho que levou fãs da série a romantizar seu comportamento.

Para aquelas que se dizem atraídas por seu personagem nas redes sociais, Badgley faz questão de responder ressaltando que o protagonista é um assassino.

Em entrevista à revista Time, no dia de lançamento da segunda temporada, 26 de dezembro, o ator disse esperar que a série ajude a "desconstruir as ideias tóxicas que temos sobre masculinidade, identidade de gênero e relacionamentos?.

https://www.youtube.com/watch?v=WoV4O0Jfm8U&feature=emb_title&ab_channel=NetflixBrasil

Com informações da Agência Câmara de Notícias



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: